Primeira menstruação. E agora?

Na puberdade ocorrem várias alterações biológicas e fisiológicas na mulher. Nesta fase há alterações hormonais e com isso pode surgir o crescimento de pêlos, aparecimento dos seios, aumento do quadril e o aparecimento de borbulhas e comedões na pele, podendo até surgir o acne (doença na pele na qual os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células da pele mortas). Se as borbulhas se notarem muito ou se te sentires incomodada com isso, deves consultar o teu médico ou ginecologista e expor essa situação.  Por vezes, são receitadas determinadas pílulas contraceptivas, pois para além de terem a função de ser um método contracetivo (evita a gravidez), também regulam as hormonas responsáveis pelo problema na pele.
Outra das alterações biológicas e fisiológicas é o aparecimento da primeira menstruação.

A primeira menstruação da vida de uma mulher denomina-se menarca e ocorre, geralmente, entre os 10 e os 14 anos de idade. Cerca de 6 a 12 meses antes da menarca, há aumento da produção de estrogénios pelos ovários, gerando alterações na mucosa da vagina que pode provocar o surgimento de um corrimento vaginal fisiológico. Dias antes da menstruação, a mulher pode começar a sentir os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Cólicas abdominais, sensibilidade nos seios, alterações de humor, retenção de líquidos são sinais e sintomas comuns.

Como surge a menstruação?

Sabias que, quando nasces, tens aproximadamente 250 000 óvulos nos ovários? Em cada ciclo menstrual, um desses óvulos amadurece e é libertado do ovário e desce pelas trompas de Falópio até ao útero. Se não ocorrer fecundação por nenhum espermatozoide, ocorre a descamação do endométrio, originando a perda de fluxo sanguíneo através da vagina. Este processo é denominado de menstruação. Ocorre entre a menarca (primeira menstruação) até à menopausa (fim da menstruação).
A menstruação é então um fenômeno natural que ocorre de forma cíclica toda a vez que a mulher ovula, mas não engravida. A duração do ciclo varia de mulher para mulher, sendo que, normalmente, é a cada 28 dias (ciclo regular), mas também se considera normais os ciclos entre 21 e 35 dias.
Às vezes, a menstruação pode causar muito incómodo e ocorrerem sintomas desagradáveis como fraqueza, dores de cabeça, cólicas abdominais e até alterações no humor. O cabelo e a pele podem ficar mais oleosos e originar o aparecimento de comedões e/ou pápulas, pústulas (“borbulhas”) na pele.

Que produtos absorventes devo usar?

Durante a menstruação deves usar produtos absorventes, de proteção feminina externa. Existem diferentes tipos de produtos absorventes que podes usar, cada um com a sua função e capacidade de absorção, de forma a satisfazer as tuas necessidades.
O fluxo menstrual pode ser classificado por ligeiro, normal ou abundante. Esta classificação tem a ver com a quantidade de fluxo menstrual, que pode variar de um dia para o outro. Quanto maior for o fluxo, maior deve ser a capacidade de absorção do produto absorvente. Geralmente nos primeiros dias a quantidade de fluxo é maior que nos últimos dias de menstruação. Portanto, a escolha do produto absorvente também pode variar, sendo que normalmente, opta-se por produtos absorventes com maior capacidade de absorção nos primeiros 3 dias de menstruação.

Para além disso, existem pensos higiénicos com ou sem abas, de acordo com a tua preferência. As abas dobram-se por debaixo da roupa interior.
Durante a noite, podes usar os pensos higiénicos noturnos, pois estes são maiores e têm uma elevada capacidade de absorção, de forma a evitar fugas de fluxo menstrual durante a noite.
Atenção, que depois de usar , não deves descartar os pensos higiénicos na sanita. O correto é deitar os pensos higiénicos no contentor ou no balde do WC, embrulhados na bolsinha individual de cada penso. 
Lembra-te: Os pensos higiénicos são discretos, seguros, práticos e confortáveis, para que te possas sentir bem e tu própria nesta altura do mês.

Aspeto do fluxo menstrual

A cor da menstruação varia de acordo com o tempo de fluxo e sangramento. No inicio da menstruação a cor do sangue é vermelho-vivo, mas com o passar dos dias vai-se tornando mais escuro.
Lembra-te que a menstruação não tem sempre o mesmo aspeto. O fluido sanguíneo é composto por tecidos, glândulas, muco, sangue coagulado e outras estruturas que faziam parte da parede do útero (endométrio). Portanto, é normal o aparecimento de pequenos coágulos sanguíneos e outras secreções.

Ciclo irregular?

É normal que no inicio o ciclo não seja regular. O primeiro período pode ter a duração entre 1 até 10 dias e para além disso a quantidade de fluxo pode variar. Pode ser muito abundante num mês e muito escasso no mês seguinte ou vice-versa. Não é motivo de preocupação e, com o tempo, vais-te adaptando e conhecendo melhor o teu ciclo e aprendes a ouvir o teu corpo. Quando te conheces fica mais fácil de lidares com o ciclo menstrual e com todos os sintomas e incómodos que podem surgir. Se sentires um sintoma diferente, persistência ou aumento de algum dos sintomas, consulta o teu médico.